Questões de Concurso sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é assunto sempre cobrado em diversos concursos da área educacional. A melhor forma de se preparar para realizar um concurso é fazendo questões. Abaixo você confere a seleção de 25 questões sobre a BNCC aplicadas em diversos concursos pelo Brasil. Depois, você pode conferir a correção da professora Sara. Confira.

44

1 / 25

(AMEOSC, Prefeitura de Palma Sola - SC, 2021) A BNCC defende que ao longo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a progressão do conhecimento ocorre da seguinte forma:

2 / 25

(Banca: AMEOSC, Prefeitura de Palma Sola - SC, 2021) Leia o trecho abaixo tirado da BNCC e responda:
“Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses
sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.”
A descrição aponta para especificidades do aluno recém-ingressado nos anos iniciais do ensino fundamental, e aponta como essencial nesta etapa:

3 / 25

(Prefeitura de Arenápolis - MT, 2021) De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, ao longo do ensino fundamental, anos finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de:

4 / 25

(GUALIMP, Prefeitura de Areal - RJ, 2020) De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, os conteúdos do Ensino Fundamental, são organizados em:

5 / 25

(IESES, Prefeitura de Palhoça - SC, 2021) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define práticas de linguagem para a aprendizagem da Língua Portuguesa. Nos Anos Iniciais, mais especificamente nos dois
primeiros anos do Ensino Fundamental, acontece o processo de alfabetização. Com relação à alfabetização neste contexto podemos afirmar que:
I. Escrever é uma forma de agir sobre o mundo e responder às demandas sociais, questão que reforça a relação entre alfabetização e letramento.
II. A alfabetização e letramento são termos distintos, mas interdependentes.
III. A oralidade é uma prática de linguagem, entretanto, não é utilizada no processo específico de alfabetização em que o foco recai sobre a leitura e a escrita

6 / 25

AMEOSC, Prefeitura de Palma Sola - SC, 2021) A BNCC adota para a Educação Infantil a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse sentido, para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças é essencial:

7 / 25

(CESPE / CEBRASPE, SEED-PR, 2021) Considerando os conceitos que estruturam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a etapa da educação infantil no contexto da educação básica, assinale a opção correta.

8 / 25

(FUNDATEC, Prefeitura de Tramandaí - RS, 2021) De acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular –, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil são:

9 / 25

(FUNDATEC, Prefeitura de Tramandaí - RS, 2021) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) divide a Educação Infantil em quantas faixas etárias?

10 / 25

(CESPE / CEBRASPE, Prefeitura de São Cristóvão - SE, 2019) Julgue o próximo item, conforme a BNCC.
Embora esteja prevista nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, a brincadeira não é considerada pela BNCC atividade de aprendizagem, mas de socialização.

11 / 25

(Avança SP, Prefeitura de Itatiba - SP, 2020) De acordo com o documento “Base Nacional Comum”, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – A Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional.
II – A entrada na creche ou na pré-escola significa sempre a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.
III – Nas últimas décadas tem-se consolidado a concepção que vincula educar e punir.

12 / 25

(IESES, Prefeitura de Palhoça - SC, 2021) Leia o apresentado abaixo e identifique a sequência correta:
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas
pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Assim:
I. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os professores desenvolvam ao longo da escolaridade básica.
II. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana
integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
III. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
IV. Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos e professores têm direito.
A sequência correta é:

13 / 25

(Alternative Concursos, Prefeitura de Esperança do Sul - RS, 2021) Na Base Nacional Comum Curricular cada objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é identificado por um código alfanumérico. O exemplo abaixo refere a qual Campo de Experiência: EI03CG01

14 / 25

(CPCON, Prefeitura de Areial - PB, 2021) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Sobre a BNCC, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) As discussões sobre a BNCC foram iniciadas em 2015. O documento para a educação infantil e ensino fundamental teve sua quarta versão aprovada em dezembro de 2017.
( ) A BNCC é um documento que prevê estratégias adequadas à aprendizagem da pessoa com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
( ) As áreas de Linguagem e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias são obrigatórias nos três anos do ensino médio.
( ) A BNCC está ancorada no ensino por competências. Neste documento competência é compreendida como “mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”.
( ) Na BNCC a educação integral, independentemente da jornada escolar, é compreendida como “construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades
e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea”.

A sequência CORRETA das alternativas é:

15 / 25

(FAUEL, Prefeitura de Catanduvas - PR, 2021) Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ao longo da educação básica na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, os alunos devem desenvolver quantas competências gerais?

16 / 25

(OMNI, Prefeitura de Araçoiaba da Serra - SP, 2021) O conceito de competência é definido na Base Nacional Comum Curricular BNCC como:

17 / 25

(FEPESE, Prefeitura de Balneário Camboriú - SC, 2021) No artigo 2º da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as aprendizagens essenciais são definidas como conhecimentos,
habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar, expressando-se em:

18 / 25

(IDCAP, Prefeitura de Santa Leopoldina - ES, 2021) Dentro da temática “Os fundamentos pedagógicos da BNCC”, em relação ao compromisso com a educação integral, o que está descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre esse assunto, marque a alternativa correta.

19 / 25

(IBADE, Prefeitura de Vila Velha - ES, 2020) As aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Com relação às dez competências gerais, é correto afirmar que são propostas para as seguintes etapas da Educação Básica:

20 / 25

(IBADE, Prefeitura de Vila Velha - ES, 2020) Todas as crianças têm direito a aprender, a ter a sua identidade reconhecida e valorizada e a acessar oportunidades educativas diversificadas, a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes. É fundamental que redes e escolas se organizem como um espaço de constituição de relações que possam reduzir as profundas desigualdades sociais que caracterizam a sociedade contemporânea, assumindo as identidades das crianças como ponto de partida para o diálogo com a diversidade e com a construção de comunidades e sociedades justas, democráticas e solidárias.
A BNCC nomeia este princípio como:

21 / 25

(OMNI, Prefeitura de Araçoiaba da Serra – SP, 2021) De acordo com o documento da Base Nacional Comum Curricular BNCC ,o Brasil ao longo de sua história, naturalizou as desigualdades educacionais de acesso e permanência na escola e da garantia de aprendizado para todos os alunos. Essas desigualdades aumentam entre os grupos definidos por raça, sexo e condições socioeconômicas de suas famílias. Assim, a proposta da BNCC é que todos os alunos tenham assegurados seus direitos:

22 / 25

(Prefeitura de Fortaleza - CE, 2021) A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos. Considerando o que preconiza a BNCC para o Ensino Fundamental, assinale, nas afirmativas que se seguem, SIM para as VERDADEIRAS e NÃO para as FALSAS.

 

( ) A BNCC, no Ensino Fundamental, está organizada em Áreas do Conhecimento.
( ) O Conselho Nacional de Educação (CNE), mediante proposta de comissão específica, deliberará se o Ensino Religioso no Ensino Fundamental terá tratamento como área do conhecimento ou como componente curricular da
área de Ciências Humanas.
( ) A BNCC dos anos iniciais do Ensino Fundamental aponta para a necessária articulação com as experiências vividas na Educação Infantil.
( ) Conforme estabelece a BNCC, somente no 1º ano do Ensino Fundamental a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização.
( ) Em atendimento ao que determina a BNCC, as instituições escolares não poderão adotar no processo de construção de suas propostas pedagógicas, formas de organização e propostas de progressão próprios.
A opção que contém a sequência correta, de cima para baixo, é:

23 / 25

(Alternative Concursos, Prefeitura de Modelo - SC, 2021) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter __________ que define o conjunto orgânico e progressivo de ____________ que todos os
alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades ____________, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

24 / 25

(FUNDATEC, Prefeitura de Quaraí - RS, 2019) A Base Nacional Comum Curricular salienta que a Educação Básica deve visar à:

25 / 25

(OMNI, Prefeitura de Santana do Livramento - RS, 2021) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que  define:

Your score is

The average score is 55%

0%

Confira a correção em vídeo:

Link para o canal da professora Sara: https://www.youtube.com/@ProfSaraFilpo

Deixe seu e-mail e fique sempre bem informado!

Deixe um comentário